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Dia Mundial do Macarrão, mangia che te fa bene

 

E hoje é o Dia Mundial do Macarrão, e comemoramos com essa frase que o mundo todo fala mesmo sendo italiano: mangia che te fa bene, algo como: come que faz bem.

A história do macarrão é bem antiga, por isso mesmo não existe um consenso a respeito de suas origens, mas é certo que os latinos da época de Cristo já se deliciavam com um prato batizado de “macco”, um caldo de favas e massas de trigo e água. Seguramente, da reunião dessas influências fez com que, há cerca de mil anos, surgisse na Sicília o verbo “maccari”, que significa esmagar ou achatar com muita força, que por sua vez vem do grego makar, que quer dizer sagrado.

A palavra derivada, “macaronis”, foi utilizada em 1279 em um inventário de um soldado genovês, Ponzio Bastione, que deixava para a família, uma “cesta de massas”. E chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

E para esse dia especial preparamos dicas para você aproveitar o melhor do macarrão ao fazer sua receitinha preferida:

  • Mantenha o fogo alto do início ao fim do cozimento. O macarrão deve ser sempre cozido “al dente“, ou seja, firme e consistente.
  • Para saber se o macarrão chegou ao ponto certo, não há melhor regra que aquela de extrair um fio e mastigá-lo.
  • Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas.
  • Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 gramas de macarrão cru. Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 250 gramas.
  • Não quebre o espaguete para colocar na água.
  • O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento.
  • Para sopas, cozinhe o macarrão até um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir.
  • Se for a massa como prato único, calcule cerca de 300 gramas por pessoa. Vale lembrar que esta é uma quantidade média, e você pode redimensioná-la de acordo com os hábitos de sua família. Molho e queijo ralado devem ser acrescidos de acordo com a preferência.
  • Em geral calcule ¾ do peso do molho em relação à massa, ou seja, para cada kg de massa utilize 750 gramas de molho. Lembre-se que isto é uma média, e que massas mais miúdas absorvem mais molho que massas maiores. Se a massa fizer parte de um cardápio variado, com saladas, carnes, acompanhamentos, etc. esta quantidade deverá ser diminuída de acordo.
  • Um adulto come em média 400 gramas de alimento por refeição. Em dias mais frios, geralmente come-se uma maior quantidade de massas.

 

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