Dallas e você!

Semana de comemorações, Viva o Macarrão

Outubro é mesmo um mês muito especial e cheio de comemorações importantes, essa semana, no dia 25, comemoramos o Dia Mundial do Macarrão. A data foi criada em 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, inclusive no Brasil, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo.

Que ele é super gostoso nós já sabemos, mas o mais importante é que, diferente do que muitas pessoas pensam, as massas não são as grandes vilãs das dietas de emagrecimento ou da alimentação saudável. Comer macarrão em porções adequadas combinado com legumes e verduras não contribui para o ganho de peso. “O ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos, sendo assim, não importa de onde as calorias extras vêm”, afirma a nutricionista Vanderli Marchio.

Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo. O carboidrato é a principal fonte de glicose, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais. Segundo conclusões do Congresso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão, a refeição saudável com massas alimentícias é um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo. Exemplo disso é a dieta dos países Mediterrâneos, que combina frutas, legumes, massas e outros tipos de cereais, gorduras saudáveis como o azeite de oliva, peixes e aves em quantidade balanceada.

Ainda segundo informações do Conselho Científico, o macarrão possui níveis glicêmicos baixos, o que proporciona ao organismo uma maior sensação de saciedade, enquanto a baixa velocidade de absorção da glicose no sangue colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabete, doenças cardíacas coronárias e alguns tipos de câncer.

Então, depois de todas essas dicas, que tal preparar um macarrão diferente, mas com uma receita bem simples e saudável?

Espiral Especial

 

 

 

1 pacote de Macarrão Sêmola Dallas Espiral

1 cebola média picada

6 tomates sem pele

6 colheres de sopa de azeite

1 xícara de caldo de carne

2 berinjelas cortadas em cubos

200 g de presunto cortado em cubinhos

1 colher se sopa de orégano fresco

1 colher de sopa de manjericão fresco picado

 

Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Refogue a cebola e os tomates com 2 colheres do azeite. Junte o caldo e cozinhe por 10 minutos. Reserve. Em uma panela grande frite as berinjelas com o restante do azeite até ficarem macias. Junte o molho reservado e cozinhe por mais 5 minutos. Junte o presunto, o orégano e o manjericão e cozinhe por mais 2 minutos. Adicione ao macarrão já escorrido, serve bem cerca de 6 pessoas.

 

Comente: "Semana de comemorações, Viva o Macarrão"

Tag Cloud