Dallas e você!

Comida leve e saudável no calor

Entramos no mês de novembro e boa parte do país já enfrenta dias muito quentes.  Além das altas temperaturas, a ausência de chuva contribui para a baixa umidade do ar e a sensação térmica nos deixa ainda mais apreensivos com o calor.  Nesta época, a Defesa Civil recomenda evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não praticar exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastante líquidos para evitar desidratação.

Os especialistas recomendam beber muita água e líquidos em geral, além do uso de umidificadores de ambiente. Lavar os olhos e o nariz com soro fisiológico algumas vezes ao dia para umidificá-los e facilitar a respiração. A pele também merece atenção especial, banhos com água muito quente provocam ressecamento e o uso de hidratante ajuda a manter a pele saudável.

Além de tentar seguir essas dicas é super importante ter uma alimentação saudável e mais leve, com a ingestão de muitas frutas, verduras e vegetais. Mas nem por isso a alimentação não deve ser gostosa, com o macarrão parafuso Dallas você pode fazer uma salada de macarrão saudável, saborosa e muito versátil para esses dias.

Salada de macarrão parafuso

Ingredientes

1 pacote de macarrão parafuso Dallas
1 xícara de ervilhas frescas
1 xícara de milho verde
1 lata de atum light (aquele que a conserva é em água)
1 tomate picado sem sementes
½ cebola picada

2 colheres de sopa de nozes picadas

Cheiro verde picado
2 colheres (sopa) de azeite
6 colheres (sopa) generosas de creme de ricota
1 colher (sopa) de mostarda
4 colheres (sopa) de leite desnatado

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão al dente em bastante água com um pouco de sal e reserve. Em um recipiente faça um molho com o azeite, o creme de ricota e a mostarda, vai ficar um creme bem espesso, adicione o leite para o creme ficar mais fino. Em seguida misture esse molho a todos os demais ingredientes, acerte o sal e se desejar pode colocar um pouquinho de pimenta moída na hora. Além de ser uma excelente opção de prato único para uma refeição já que contém praticamente todos os grupos de alimentos, é uma boa pedida para quem precisa de comidinhas práticas para levar para o trabalho.

Dicas: Pode substituir o atum por frango desfiado, cubinhos de presunto e queijo minas, peito de peru. O creme de ricota também pode ser substituído por creme de iogurte natural ou maionese light, mas aí não acrescente o leite. Se quiser dar um toque sofisticado, misture cubinhos de frutas como maçã verde, abacaxi ou manga.

Comente: "Comida leve e saudável no calor"

Tag Cloud